TI é a sigla para Tecnologia da Informação, mas o que é isso? O que faz um profissional da área e como estudar sobre o assunto é o que tento resumir nas linhas abaixo.

O que é TI?

Pode-se definir como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.

TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização.

É cada vez maior o número de informações disponíveis. Imagine uma biblioteca capaz de guardar todos os livros já escritos no mundo. Parece fisicamente impossível, mas para a tecnologia é possível armazenar tudo em formato digital num único computador.

E quantos funcionários públicos seriam necessários para calcular o imposto de renda de todos os cidadãos brasileiros? Com certeza muitos! Mas graças à um sistema que analisa todos os informes enviados e ainda é capaz de descobrir se alguém está tentando burlar o leão. Mas nada disso existiria se não fossem os profissionais de TI.

E o que faz um profissional de TI?

A área possui alguns segmentos de atuação, entre eles: programação, redes, segurança da informação, hardware, análise de sistemas, suporte, etc.

Cada profissional contribui para que novas tecnologias sejam desenvolvidas e ainda para manter funcionando tudo que já foi feito.

Os cargos de TI estão entre os mais bem remunerados no mercado, mas ser um profissional de TI não é uma tarefa fácil e exige muito estudo.

Geralmente existem mais vagas do que profissionais com qualificação para preenchê-las.

O profissional de TI não tem um prazo de validade como nas outras áreas. Na Tecnologia da Informação o esforço é mental, e os profissionais mais valorizados são aqueles com maior experiência.

Fonte: Wikipédia, Adam Silva

 

FALE CONOSCO

Informações ou dúvidas através do formulário abaixo.
Aguardamos seu contato!

Enviando

©2017 HRL Tech - Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?